PREFEITURA DE ALTO BELA VISTA/SC ADEQUA SISTEMA PARA TRATAMENTO DE EFLUENTES NA CRECHE E ESCOLA MUNICIPAL

Devido a necessidade de melhoria e adequação das fossas nos prédios da Creche e da Educação Infantil, a Administração Municipal adotou o sistema com biorreator, biofiltro e caixa de cloração para se enquadrar as Normas Brasileiras 7229 e 13969 quanto ao tratamento de efluentes. Anteriormente, existia no local fossa séptica e filtro anaeróbio. Ao escavar o terreno, verificou-se que não havia sumidouro, ocasionando o enchimento frequente da fossa e do filtro, gerando transtornos regulares. Devido as características do solo, predominantemente composto por rochas basálticas, não havia possibilidade de execução do sumidouro, devido a baixíssima permeabilidade do solo e por este motivo foi adotada a caixa de cloração. Essa caixa de cloração, como o próprio nome sugere, serve para a adoção de cloro em seu interior, fazendo o tratamento final dos efluentes e possibilitando sua ligação na rede pluvial. Destaca-se que, para destinação correta e eficiência no tratamento, as pastilhas de cloro devem ser inseridas de forma regular e em quantidades adequadas.